domingo, 31 de maio de 2020

PILARES DE LUZ





        


PILARES  DE LUZ

                                                        

Os Pilares de luz são um fenômeno óptico formados pela reflexão da luz do sol ou da lua por cristais de gelo que estão presentes na atmosfera terrestre. Um pilar de luz toma a aparencia de estreitas colunas que, por vezes, se estendem verticalmente acima ou abaixo da fonte de luz. Estes são proeminentemente visíveis quando o sol se encontra baixo ou abaixo do horizonte. Provenientes do sol, os pilares podem ser denominados de pilar do sol ou pilar solar. No entanto, este fenómeno pode ocorrer a partir da lua ou de fontes terrestres, tais como da iluminação pública.

                                                         

Quando a noite fica assustadoramente escura e a temperatura fica bem mais baixa que o normal, você provavelmente nem consegue se imaginar saindo de sua casa. No entanto, se você estiver em determinadas partes do mundo e resolver olhar para fora, poderá ver feixes misteriosos de luz se estendendo pelo céu. Essas exibições de luz incrivelmente coloridas até podem parecer coisas sobrenaturais, mas nada mais são do que simples fenômenos ópticos atmosféricos chamados “pilares de luz”.

                                                         


Os pilares de luz podem ser vistos em muitas partes diferentes do mundo e em cores variadas, a depender do espectro visual da fonte de luz que eles refletem. A natureza e suas misteriosas fontes de beleza nunca deixam de nos surpreender, sendo que esses pilares de luz não são exceção, mas ainda há mais a aprender sobre esses estranhos fenômenos visuais.


                 

Os pilares de luz ocorrem quando pequenos cristais de gelo hexagonais e planos se formam em regiões mais baixas da atmosfera do que o comum, criando uma espécie de espelho gigante que reflete a luz emitida por uma fonte qualquer — como as luzes de casas, carros e das cidades.

                                                     


Esse fenômeno óptico bastante surpreendente é visível apenas em temperaturas extremamente baixas quando cristais de gelo se formam na atmosfera. Essas placas de cristais de gelo se orientam hexagonalmente enquanto flutuam pela atmosfera, de modo que as suas superfícies coletivas agem como um espelho gigante que reflete a luz que as atinge. Com isso, a luz refletida promove todo o espetáculo, sendo que quanto mais densos e grandes forem os cristais de gelo, mais interessante será esse efeito.

Então, o que acontece é que, em vez de viajar para o espaço, as luzes acabam sendo refletidas de volta à Terra pelos cristais de gelo, criando a ilusão dos pilares. As cores, aliás, costumam ser as mesmas das fontes luminosas e, por isso, os feixes aparecem coloridos. Na realidade, os pilares de luz tem algo em comum com as auroras boreais sim: eles se formam em regiões muito, muito frias, como é o caso do Canadá no inverno.

                                     

                                                   

Os pilares de luz foram também conhecidos por suscitarem a falsos relatórios de OVNIs. Niágara Falls é um dos locais, onde a névoa das Cataratas do Niágara faz com que o fenômeno apareça com frequência durante os meses de inverno, onde os cristais de gelo interagem com a cidade, onde existe vários holofotes estão voltados para o local com o propósito de criação de proeminentes pilares de luz.





Nenhum comentário: